quinta-feira, 14 de julho de 2011

Marcio Kogan - Residência, Paraty, RJ

Caixas de concreto contrastam com vegetação abundante

       Duas caixas de concreto em balanço e isoladas, incrustadas na encosta. Essa é a descrição,da proposta de Marcio Kogan para a casa de veraneio em uma praia particular, em Paraty, litoral fluminense. No volume mais próximo do mar ficam o estar e os serviços; no outro estão os dormitórios. A casa se insere na trajetória desse arquiteto paulista, com seu universo ortogonal: independentemente do programa, os projetos resultam em caixas.


Sobrepostos e independentes, os dois volumes possuem quase o mesmo tamanhoSobrepostos e independentes, os dois volumes possuem quase o mesmo tamanho

       Há pouco mais de dez anos, sem abandonar as caixas, a obra de Kogan entrou em franca evolução. O primeiro passo foi trabalhar as texturas dos revestimentos que envelopam seus volumes. O segundo passo se relaciona à volumetria das caixas, que pouco a pouco ganham pureza geométrica, com leitura mais direta. Em lotes urbanos, por exemplo, Kogan passa a adotar o partido da sobreposição de blocos implantados transversalmente para acomodar os extensos programas.

A piscina e a banheira estão praticamente na praia
A piscina e a banheira estão praticamente na praia
A caixa possui balanço de oito metros
A caixa possui balanço de oito metros

Destaque para a textura de concreto e o fechamento em eucalipto dos dormitórios
Destaque para a textura de concreto e o fechamento em eucalipto dos dormitórios

Caixa de vidro

Caixa de vidro

      O terceiro ponto do trabalho de Kogan são as aberturas que se sofisticam. Seguindo a linha de rasgos horizontais, Kogan pulou  para as janelas corbusierianas em fita, que rompem os volumes com força, tal como no piso superior da Casa Pacaembu. A casa em Paraty, mais uma vez, entra como prova da maturidade.
   
As caixas na ilha fluminense perdem um dos fechamentos laterais - o que está voltado para o mar - e as aberturas transformam-se no vão do volume, o que intensifica a relação interior/exterior. Na caixa mais alta, a vedação dos dormitórios é feita com ripas irregulares de eucalipto, colocando em cena, mais uma vez, a habilidade do projetista com o uso dos materiais. Também semelhante à Osler, a espessura chanfrada busca a leveza.
      Por fim, acrescente-se o caráter tectônico que, os volumes vão ganhando, com estrutura mais clara e realista . Por isso parece irônico que, como conta Kogan, “nenhum profissional paulista consultado quis calcular a estrutura” da casa em Paraty, com balanço de oito metros em volume de 27 metros.

A caixa de vidro permite a passagem entre os dois volumes
A caixa de vidro permite a passagem entre os dois volumes

Claro que algo da lógica de Flores permanece: como na maior parte dos projetos de Kogan, em Paraty percursos e circulações recebem tratamento especial. Neste caso, o acesso é realizado pela praia. Depois disso, para adentrar o volume passa-se por uma passarela sobre um espelho d’água. O detalhamento preciso, seja nos caixilhos, seja no arranjo dos interiores, ganha a companhia de uma coleção de mobiliário moderno.

A passarela sobre o espelho d’água marca o acesso
A passarela sobre o espelho d’água marca o acesso.


A varanda é continuidade da área fechada de estar
A varanda é continuidade da área fechada de estar

O pátio ilumina a cozinha
O pátio ilumina a cozinha

O hall de entrada dá o tom da circulação interna
O hall de entrada dá o tom da circulação interna

Sala de estar
Sala de estar, Amplos caixilhos integram estar e jantar ao exterior


       Esse percurso do trabalho de Kogan pode ser creditado a quatro fatores. Em primeiro lugar, e mais importante, está a maturidade profissional. Em seguida vêm o constante mergulho na cena contemporânea internacional, o trabalho em equipe - com a participação efetiva de colaboradores na criação - e a demanda de clientes exigentes. Como a trajetória de Kogan continua em processo, há em sua prancheta projetos em que a caixa deixou de ser protagonista. O que vem por aí? Parece que são curvas...

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